Voltar para lista
    Menu
    Câmbio
    Fale conosco contato@viagensemfoco.com.br

    CONSULTA DE ORÇAMENTO/VOUCHER

    Buscar
    fechar

    Acesse sua conta

    E-mail/Login
    Senha
    Esqueceu sua senha?
    Entrar
    DICAS IMPORTANTES PARA VIAJANTES
     
    • PASSAPORTE
    Como solicitar seu passaporte (padrão ICAO – International Civil Aviation Organization – ou OACI em português – Organização de Aviação Civil Internacional)
    O requerente deve acessar o endereço eletrônico www.dpf.gov.br e clicar no link requerer passaporte. Nesse local, haverá todas as informações sobre o assunto e um formulário que deve ser preenchido para a solicitação do passaporte. Deve ser impresso o protocolo e a GRU, para isso, é necessário ter o software Adobe Acrobat Reader instalado no seu computador.
    Prazo de entrega do passaporte: Para retirar seu passaporte, o requerente deve ir até uma unidade da Polícia Federal, que verificará seus documentos e coletará seus dados eletrônicos, imprimindo um protocolo, no qual constará a data provável de entrega do passaporte, que será de no máximo seis dias úteis.
    Validade do passaporte: O passaporte é válido por 10 (dez) anos. Para os solicitantes menores de quatro anos, o seu período será definido de acordo com a sua idade.
    A validade do passaporte deve ser até a data de retorno do passageiro ao Brasil. Alguns países requerem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade, sendo que não é necessário esperar até o vencimento do atual passaporte para solicitar outro.
    Perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do passaporte: O titular do passaporte deverá comparecer a uma unidade da Polícia Federal munido de documento de identidade e preencher o formulário Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem. Caso recupere o passaporte, também deve ser comunicado à Polícia Federal.

    • EMBARQUE
    Documentos para embarque internacional: Levar o passaporte brasileiro válido e sempre a carteira de identidade civil (RG), pois é aceita em viagens para a Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Carteiras de motorista e profissional não são aceitas.
    É necessária a apresentação de autorização, além do documento de viagem, para menores de 18 anos, quando não acompanhados de um ou ambos os pais.
    Fazer check-in: Fazer o check-in é confirmar sua presença no voo. Pode ser feito pela internet ou no balcão da companhia no aeroporto, caso a agência de viagens não tenha o feito. Assim, o passageiro pode fazê-lo on-line, sem precisar aguardar na fila, se não tiver que despachar bagagem.

    • VISTO
    O requerente deve entrar em contato com a Viagens em Foco, que oferece assessoria especializada na solicitação de vistos consulares ou dirigir-se à embaixada ou ao consulado do país que deseja obter o visto.

    • BAGAGEM
    Voos Nacionais: Cada passageiro tem direito a 10 kg de bagagem de mão, seja adulto ou criança, nas aeronaves com mais de 31 assentos. Se o peso ultrapassar a franquia, o transporte ficará sujeito à aprovação da empresa aérea e à cobrança por excesso de peso.

    Voos Internacionais:
     Internacionalmente, a franquia pode ser feita por peça ou peso, dependendo do país de destino. Por peça, o passageiro pode transportar duas bagagens de até 32 kg cada. Por peso, depende da classe econômica que voar: 40 kg na primeira classe, 30 kg na classe intermediária, 20 kg em classe econômica e 10 kg para crianças de colo, que não estejam ocupando assento.

    Bagagem de Mão: Transporte na bagagem de mão objetos de valor, tais como: joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras, máquinas fotográficas etc.). O peso total da bagagem não deve exceder 10 kg e a soma de suas dimensões não ultrapassar 115 cm, para que seja acomodada em compartimento próprio da cabine ou assento.

    Transporte de Animais: O transporte de animais vivos pode ser feito em aeronaves de transporte de passageiros, em compartimento destinado à carga e bagagem, desde que acondicionados em containers de fibra com espaço para movimentação de 360 graus. Como o peso do animal não poderá ser incluído na franquia de bagagem do passageiro, será cobrado um valor adicional, ou seja, como excesso de bagagem.
    De acordo com o artigo 46 da regulamentação para transporte aéreo de passageiros/doméstico, aprovada pela portaria n.° 676/GC, de 13 de novembro de 2000, “o transporte de animais domésticos (cães e gatos) na cabine de passageiros fica a critério da empresa. Caso seja aceito, o transporte deverá ser feito com segurança, em compartimento apropriado, sem causar desconforto aos passageiros”. Exceto o cão treinado para conduzir deficiente visual ou auditivo, que dependa inteiramente dele, este pode ir à cabine e livre de pagamento.
    Todos os animais devem ter ainda um atestado de sanidade, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário.

    • CONTROLE SANITÁRIO DE VIAJANTES
    Para viajar para qualquer país, há a necessidade de tomar medidas preventivas que vão desde a vacinação prévia à data de embarque até cuidados com a alimentação e água durante a viagem. A Área de Orientação e Controle Sanitário de Viajantes da Anvisa estabelece medidas para prevenir e diminuir os riscos de um viajante adoecer ou propagar patógenos de interesse em saúde pública.
    Para obter mais informações e orientações específicas de acordo com seu roteiro de viagem acesse o Sistema de Informações sobre Portos, Aeroportos e Fronteiras (SISPAFRA).

    • VOLTAGEM ELÉTRICA
    Durante o planejamento da viagem, confira a voltagem do país e não esquça de levar adaptadores de aparelhos elétricos.

    • CARTEIRA DE MOTORISTA
    É aconselhável tirar a Carteira Internacional de Habilitação, apesar de boa parte dos países aceitarem o documento brasileiro. É o caso dos EUA. Mas se você vai fazer uma viagem passando por vários países, esta pode ser uma boa recomendação. A carteira internacional tem validade idêntica à da carteira de motorista do portador.

    • DINHEIRO
    Evite carregar notas de valores altos, leve um ou mais cartões de crédito internacionais. Traveller’s cheques são seguros e bem aceitos, mas para trocar é necessária a apresentação do passaporte. Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar. Troque pequenas quantias no aeroporto para despesas de táxi e gorjetas. Só depois procure as casas de câmbio, onde as taxas costumam ser menores.

    • CHECK-IN E CHECK-OUT NOS HOTÉIS
    Lembre-se de que o horário de entrada no hotel costuma ser, no mínimo às 14:00. Há locais em que o check in só pode ser feito depois das 15:00. Já o Check-out (saída) costuma ser entre 11:00 e 12:00.

    • TELEFONE
    Se fizer ligação do apartamento do hotel, será cobrada uma taxa, mesmo em chamadas a cobrar. No entanto, evite ligar direto de seu quarto para o Brasil. Hotéis costumam praticar preços abusivos. Se não quiser ligar a cobrar, a melhor alternativa é adquirir um cartão pré-pago das grandes multinacionais de telecomunicação no mundo, como a AT&T nos EUA. 

    • CHAMADAS EM PORTUGUÊS
    A Embratel disponibiliza um serviço de chamada a cobrar em português nos principais países do mundo – Brasil Direto. Basta ligar para ser atendido em português, informar cidade brasileira e número. Para conhecer os telefones a serem acessados dos países para onde estará viajando, basta clicar acesse o site http://portal.embratel.com.br/fazum21/brasil-direto/

    • LAVANDERIA
    O serviço de lavanderia costuma ser caro. A maioria dos hotéis costumam disponibilizar ferro de passar no quarto.

    • TV PAGA (PAY TV)
    As taxas dos canais de televisão pago normalmente disponíveis nos hotéis (PAY-TV) são caras. Informe-se na recepção do hotel antes de usar o serviço, inclusive o procedimento de utilização! 

    • COFRE
    É sempre melhor, independente do destino, guardar dinheiro e objetos de valor no cofre do hotel.

    • GORJETAS
    Em alguns países, esta é uma questão cultural e o visitante que não der gorjetas poderá sentir-se constrangido. Inclua-as no planejamento de sua viagem cujo valor, acrescido delas, pode aumentar cerca de 10%. Paga-se de 10% a 15% do total da conta em bares, restaurantes e táxis (nestes últimos, nem sempre). Deve-se também dar gorjeta a carregadores de malas e a camareiros dos hotéis (em alguns países, eles são sindicalizados e há valores pré determinados). O padrão aceito internacionalmente é de US$ 1 por bagagem levada ao quarto.
    Nos navios, há empregados cujo salário é pago pelos passageiros através das gorjetas. Muitas já incluem a gorjeta no preço dos roteiros. Em média, gasta-se US$ 10 por dia de cruzeiro. Nota: Já existem alguns Navios em que as gorjetas já estão incluídas, e se assim for, o informaremos antes da sua partida.

    • REMÉDIOS
    Levar os próprios medicamentos é uma boa dica, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior. Se a viagem for acompanhada de crianças, vale incluir na bagagem esparadrapo, band-aid e gaze, além de mercurio cromo. Não esqueça que alguns remédios não podem ser levados para outros países, por terem seu uso controlado, principalmente os que têm tarja preta.

    • SEGURO ASSISTENCIAL DE SAÚDE
    A aquisição de um seguro saúde é altamente recomendável, que será a garantia do passageiro em casos de emergência. A DT Viagens trabalha com várias empresas de Seguro Viagem, solicite uma cotação conosco.

    • VACINAS
    Muitos países exigem vacina contra febre amarela, por exemplo, e o certificado de vacinação deve ser apresentado tão logo se entra no país. A vacina é gratuita.  

    • DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA OU ALIMENTOS
    Diarréia, cólera, febre tifóide, hepatite A, entre outras, certamente estragariam uma viagem. Prefira água mineral e evite alimentos de rua, dos quais não se conhece a procedência.

    • GINÁSTICA A BORDO
    Há pequenos e (discretos) exercícios que podem aliviar aquele incômodo e mal-estar do corpo durante uma longa viagem de avião. Com assentos estreitos e vôo longo, o passageiro passa muito tempo no avião, o que pode causar problemas de circulação e dores no corpo. Por isso, a trombose, caso grave de má circulação, quando ocorrida em aviões, é popularmente chamada de “síndrome da classe econômica”. No entanto, é importante frisar que a “Trombose Venosa Profunda”, nome científico da doença, não é exclusivo do transporte aéreo, mas é causado pela imobilidade prolongada, sobretudo se a pessoa permanecer sentada por muito tempo.

    • RECOMENDAÇÕES PARA QUANDO ESTIVER A BORDO
    Experimente usar roupas leves e confortáveis durante o voo;
    - movimentar os pés como se estivesse acelerando o carro e levantar os calcanhares com as pontas dos pés apoiadas no chão;
    - sentado, pressionar com as duas mãos a parte de trás e superior da cabeça, forçando-a para baixo e mantendo o queixo próximo do peito;
    - alongar as costas, ainda sentado, abaixando a cabeça e o tronco e segurando as pernas. Sem soltá-las, eleve o meio das costas para cima, fazendo uma espécie de corcunda.
    - entrelaçar os dedos das mãos elevando os braços estendidos acima da cabeça, como se se espreguiçasse.
    - evitar o excesso de álcool, antes e durante o vôo, pois tem seu efeito potencializado na altitude e deve ser consumido com moderação a bordo.

    • ALIMENTAÇÃO
    Opte por alimentos de fácil digestão e refeições leves no dia anterior e durante o vôo.

    • ENJOOS
    Procure sentar-se nos assentos próximos as asas da aeronave, onde a vibração é menos sentida e prefira os assentos da janela.

    • JET-LAG
    Distúrbio, principalmente do sono, ocasionado pelos fusos horários. Algumas recomendações podem ajudar a minimizar o problema. Se a viagem for durar menos de 48 horas, o mais aconselhável e não violentar o organismo, deixando-o permanecer no horário do Brasil ou do país de origem do passageiro. Assim, você pode tentar comer e dormir no horário que seu relógio biológico determina e buscar agendar seus compromissos para horários que não atrapalhem essa rotina. Porém, se a viagem for por mais de 48 horas, recomenda-se a imediata adaptação aos horários do local de destino, desde a entrada no avião. Outras recomendações para que o relógio biológico não sinta a mudança de forma tão brusca podem ser a alimentação de acordo com o horário local, a confraternização social e exercícios na parte da manhã, com a luz do dia.

    • GRAVIDEZ
    Até a 36ª semana de gravidez sem complicações, a viagem aérea não oferece riscos nem à mãe nem à criança. Desse período em diante, será necessário atestado médico. A partir da 38ª semana, a gestante só pode viajar de avião acompanhada do médico. Exercícios leves com as pernas, para evitar a imobilidade, são recomendados. No período pós-parto não existem restrições específicas para a mãe. No entanto, o bebê só pode viajar depois de completar uma semana de vida.

    • DOENÇAS CARDÍACAS
    Como a pressão é menor no interior da aeronave, os vôos podem ser contra-indicados para quem tem problemas cardíacos. Recomenda-se ao passageiro que leve em sua bagagem de mão toda a medicação acompanhada de receita médica recente sobre a forma de utilização. Em casos especiais pode-se requerer o uso do oxigênio durante o vôo.
     
    Cookie
    Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Conheça nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
    Aceitar
    Política de Cookies
    O que são cookies? Os cookies são ficheiros criados pelos Websites que visitou e que armazenam informações, tais como as suas preferências em relação ao site ou informações de perfil.
    Os cookies permitem, entre outras coisas, que possamos saber quais páginas ou assuntos são do nosso interesse, e assim melhorar a experiência dos visitantes do site. Tipos de cookies Técnico: Esses cookies são necessários para o funcionamento do site, porque armazenam informações importantes para tornar possível a navegação.
    Analytics: Captam informações importantes para os sistemas analytics da web como Google Analytics, Piwik... Como eliminar os cookies Para isso é necessário entrar nas configurações do seu navegador de internet, veja abaixo os links com o passo a passo de como limpar os cookies nos principais navegadores.

    - Google Chrome
    - Internet Explorer
    - Firefox
    - Safari